quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Mais de 400 ataques terroristas significativos foram evitados no ano de 2016 em Israel, de acordo com o Shin Bet


              O Primeiro Ministro Benjamin Netanyahu, nesta terça-feira, apresentou o Prêmio Primeiro Ministro por conquistas na área de inteligência operacional em 2015/2016 e entregou os certificados de honra ao mérito aos homens e mulheres do Shin Bet que lideraram por seis operações inovadoras. A cerimônia foi realizada na sede da Agência de Segurança de Israel.
              De acordo com uma declaração do Shin Bet, “O prêmio é entregue a cada dois anos como uma expressão de gratidão pelo alto nível de planejamento, desempenho profissional impecável e um resultado que mostra uma contribuição significativa para o alcance dos objetivos do serviço no campo de prevenção e segurança do Estado.”
              “As operações escolhidas para receber o prêmio são as mais peculiares, sofisticadas e criativas realizadas pelo Shin Bet nos últimos dois anos nos campos operacional, de inteligência, tecnológico e cibernético – em áreas próximas e distantes”, concluiu a declaração.
              As operações vencedoras incluíram o desenvolvimento de tecnologias sofisticadas para lidar com o terrorismo solitário, implementando um processo para a obtenção de acesso a informações de inteligência inovadora, descobrindo e frustrando as perigosas infra-estruturas de terror que trabalham para realizar ataques e desenvolvendo técnicas sub-reptícias e ferramentas operacionais para combater a variedade de inimigos que o Shin Bet enfrenta.
Benjamin Netanyahu e o diretor do Shin Bet, Nadav Argaman

              O Primeiro Ministro Benjamin Netanyahu disse durante a cerimônia que “o Serviço Geral de Segurança realiza centenas de operações por ano e que constitui um muro de defesa contra o terror, que trabalha para prejudicar a segurança de Israel e de seus cidadãos. Os homens e mulheres do serviço que participaram dessas operações demonstraram criatividade excepcional, ousadia, sofisticação e coragem. A inteligência de qualidade fornecida por essas operações não tem preço.”
              O Primeiro Ministro expressou sua gratidão ao Shin Bet e elogiou os métodos inovadores que foram criados para prover uma contrapartida significativa contra o terrorismo.
              “As vidas de muitos cidadãos foram salvas graças às incríveis ações preventivas lideradas pelo Shin Bet, usando meios tecnológicos avançados, cibercultura inovadora e determinação sem fim”, disse ele. “Em nome de todos os cidadãos israelenses, eu saúdo e agradeço a cada um de vocês pelo seu trabalho que é visto como um ‘escudo invisível’”.
              O diretor do Shin Bet, Nadav Argaman, também discursou durante a cerimônia. “Estamos juntos aqui nesta noite para expressar nosso apreço pelo nosso povo, que executou avançadas e exclusivas operações sem precedentes. Essas operações levaram a conquistas inteligentes e prevenções significativas. Obrigado pela qualidade de inteligência, a tecnologia avançada e o capital humano excelente, o Shin Bet preveniu mais de 400 ataques terroristas significativos este ano”, disse Argaman.
              Olhando diretamente para os agentes do Shin Bet, ele acrescentou: “Vocês viram o mesmo que nós, mas pensaram no que ninguém havia pensado antes de vocês. Vocês tiveram a coragem de pensar e agir além das fronteiras familiares e seguras e fizeram com que as coisas acontecessem. Vocês viram um desafio nas dificuldades criadas pela realidade e encontraram uma forma de solucioná-lo.”
              Ele disse ainda: “Excelência contém um componente de inovação bem como de criatividade. A habilidade de criar algo do nada, de pensar além das fronteiras familiares, de acreditar em uma ideia, mesmo que pareça loucura a princípio e de não desistir diante das dificuldades encontradas no caminho. Vocês passaram com sucesso neste teste também, provando para todos nós que o céu é o limite.”

              Fonte: Ynet News